jump to navigation

Reforma Ortográfica 18/01/2009

Posted by Bruno Mazzi in Inutilidade Jovem.
trackback

Voltei sim, mal acabei um post e já começei outro, pra falar da querida Reforma Ortográfica, essa nova merda que rodeia o nosso vaso sanitário do conhecimento.

Então…

Você fala português?

Bah tchê, guapo tú falas português?

Oxê bixinhu, flô ocê fala portuguêi?

Ai Hômí, ocê fãla portuguêi?

GarÔÔÔÔta, tú falaSSSSSS PortuguÊISSSSS???

Afinal, que diabos é o português?

Português é uma linguagem, um meio de comunicação, usado em vários paises de formas diferentes, e até mesmo dentro de um país com diversas variantes, gírias, tônicas, pronúncias, que muitas vezes nos deixam bem perdidos em uma conversa. Pois bem, afinal pra quê tentar tornar o português ‘um só’, ele nunca vai ser um só caramba…esse é o objetivo dessa nova reforma ortográfica que estava em votação e aceitação desde 1990, sendo recentemente aceita por portugal, que dizia perder muito com essa mudança, e pelo brasil que esperava portugal.

Mas então, no mundo de hoje, sem roubos, mortes, guerras, crises financeiras, as pessoas imaginaram um mundo sem tremas, acentos diferenciais; decidiram ‘reinventar’ o português, uma reforma que só trará prejuízos as editoras, e perda de tempo a todos que terão que ‘aprender a escrever denovo’. então segue abaixo uma lista rápida e simples pra você reaprender a escrever!

“Saiba abaixo o que realmente importa. Se o seu QI for acima de 160, basta ler o que está em negrito e deduzirá todas as regras em 10 segundos (não estou brincando):

• O alfabeto fica com 26 letras, incluindo as letras “k, w e y“.

O trema já era. “Frequência” e “sequência”, tranquilo? Se você se orgulhava de usar e se este era seu diferencial de inteligência em relação à grande massa, procure outro ou apenas escreva nomes próprios como o alemão “Müller” e o tibetano “Chödrön”.

• Para palavras compostas com prefixos (como “super”, “hiper” e “sub”) e o segundo elemento começando com h”, tem hífen (”super-homem“). A única exceção (claro, tem de haver exceção para sabermos escrever exceção): “subumano”. Sem “h”, feio assim mesmo.

• Não se usa hífen quando o prefixo termina com uma vogal diferente daquela com que se inicia o segundo elemento (”autoescola“).

• Não se usa hífen quando o segundo elemento começa com “s” ou “r”, devendo estas consoantes ser duplicadas (”contrarregra“, “antissemita”). Com prefixos que acabam em “r” ou “s”, vale a outra regra e aparece o hífen: “super-regra”. Tricky, uh?

• Não se usa mais acento para diferenciar verbo de substantivo ou preposição: “para” agora é tanto flexão do verbo parar quanto preposição, por exemplo. O mesmo vale para “polo”, “pelo” e “pera”.

• O acento circunflexo desaparece em: “creem”, “deem”, “leem“, “veem”, “enjoo” e “voo”. Bonito, não? “Têm” e “vêm” (para demonstrar plural) e “pôr” (para diferenciar o verbo) continuam valendo.

• O acento agudo some para “assembleia”, “ideia“, “jiboia” e todos os ditongos abertos de paroxítonas. O mesmo vale para “feiura”.

• A título de curiosidade, em Portugal não mais se escreverá “acção” ou “óptimo”. Será como no Brasil: “ação” e “ótimo”. Coitado do Saramago…” (FONTE: PAPODEHOMEM)

Afinal…o Português será ‘um só’ daqui pra frente? tirem suas conclusões!

Espero que tenham aprendido algo hein! kkkkk

Abraços, volto logo!

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário